Edital 2018.

Edital 2018 – Aprendizagem em Matemática

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – CTC
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA – IME
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

EDITAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TURMA 2018

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 9 de outubro a 7 de novembro de 2017, estarão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Aprendizagem em Matemática para turma com início no mês de março de 2018.

I – PÚBLICO ALVO

O Curso de Especialização em Aprendizagem em Matemática destina-se prioritariamente a profissionais do Magistério no campo da Matemática com graduação plena em Matemática. Outros casos, não contemplados acima, serão examinados pela Coordenação do Curso, ouvido o seu Corpo Docente.

II – VAGAS OFERECIDAS

- Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, sendo 12 vagas reservadas e 28 não reservadas.
- Todos os candidatos serão submetidos ao processo seletivo.
- A Coordenação do Curso reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

II.1. DA REALIZAÇÃO

 

II.1.1. Em cumprimento à Lei Estadual nº 6.914/2014, que dispõe sobre o sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização nas universidades publicas do Estado do Rio de Janeiro, fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, um percentual de 30% (vinte por cento) das vagas oferecidas (nova redação dada pela lei 6959/2015) na UERJ, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

 

a)      12% (doze por cento) para graduados negros e indígenas;

b)      12% (doze por cento) para graduados da rede pública e privada de ensino superior;

c)      6% (seis por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

 

II.1.1.1. Em conformidade com as Leis Estaduais nº5346/2008 e nº6914/2014, entende-se por:

 

a)      negro e indígena: aquele que se autodeclarar como negro ou indígena;

 

b)      estudante carente graduado da rede privada de ensino superior, aquele que, para sua formação, foi beneficiário de bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, do Programa Universidade para Todos – PROUNI ou qualquer outro tipo de incentivo do governo;

 

c)      estudante carente graduado da rede de ensino público superior entende-se como sendo aquele assim definido pela universidade pública estadual, que deverá levar em consideração o nível sócio econômico do candidato e disciplinar como se fará a prova dessa condição, valendo-se, para tanto, dos indicadores sócio econômicos utilizados por órgãos públicos oficiais;

 

d)      pessoa com deficiência: aquela que atender às determinações estabelecidas na Lei Federal n 7853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3298/1999 e nº 5296/2004;

 

e)      filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço – aquele que apresentar a certidão de óbito juntamente com a decisão administrativa que reconheceu a morte em razão do serviço ou a decisão administrativa que reconheceu a incapacidade em razão do serviço, além da fotocopia autenticada do Diario Oficial com as referidas decisões administrativas.

 

 

II.1.1.2. O candidato às cotas reservadas para estudantes negros e indígenas, em caso de declaração falsa, estará sujeito às sanções penais, previstas no Decreto-lei nº 2848/1940, Código Penal (artigos 171 e 299), administrativas (nulidade da matricula, dentre outros) e civis (reparação ao erário), além das sanções previstas nas normas internas da UERJ.

 

III – INSCRIÇÕES

1. Período e Local das inscrições

 

1.1 As inscrições serão realizadas no período de 9 de outubro (segunda-feira) a 7 de novembro de 2017 (terça-feira). Localizado na Rua São Francisco Xavier nº 524, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 6º andar, bloco B, sala 6003 das 15:00 às 18:00.
1.2 Para emissão do boleto bancário no valor  de R$ 50,00 (cinquenta reais) em favor da UERJ, o candidato poderá se cadastrar online pelo endereço eletrônico https://www.cepuerj.uerj.br/cursos2.php?tipo=cursos&curso=E04500&ano=2018

 

1.3 Apresentar, no ato de preenchimento da ficha de inscrição, obrigatoriamente, os documentos listados no item (2) abaixo.

 

1.4 Apresentar, se estrangeiro, copia do diploma de graduação plena e histórico escolar, ambos, com vistos consulares brasileiros e traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil e ainda, copia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil.

 

2. Documentos Obrigatórios para a Inscrição

a) curriculum vitae, preferencialmente em formato Lattes;
b) carta de apresentação, redigida pelo candidato, contendo suas expectativas e motivos pelos quais deseja fazer o curso (formato aproximado de no máximo duas páginas, corpo 12, tipo Times New Roman);
c) original e cópia do diploma de graduação;
d) cópia do histórico escolar de graduação com data de colação de grau;
e) comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

 

f) adotar os seguintes procedimentos se desejar concorrer pelo sistema de cotas estabelecido na Lei Estadual nº 6914/2014:

 

f.1) declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (em formulário próprio do curso);

 

f.2) preencher, de acordo com as instruções especificas disponíveis, o Formulário de Informaçōes Socioeconomicas (este formulário deverá ser o do anexo 3 do edital do vertibular 2015 e adaptado de acordo com as instruções especificas no anexo II) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope (as instruções e documentação especifica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual n 6914/2014 estão estabelecidas no formulário de informações socioeconômicas adaptado pelo curso);

 

g) tomar ciência das normas do Edital;

h) preencher, de acordo com as instruções específicas disponíveis, o requerimento de inscrição;

i) apresentar os originais dos seguintes documentos pessoais: CPF e carteira de identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Curso;

j) 2 (duas) fotos 3X4 recentes;

k) candidatos estrangeiros deverão apresentar, adicionalmente, cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível;

3. Confirmação de Inscrição

3.1 A inscrição dos candidatos somente será confirmada após verificação da entrega da documentação requerida. O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do Curso de Especialização no dia 9 de novembro de 2017, a partir das 15 horas, através de uma listagem constando a menção inscrição deferida ou indeferida e também na página do curso.

3.2 Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida até o termino do período de inscrições, serão eliminados do processo seletivo.

 

3.3 A divulgação do resultado da análise da documentação comprobatória do candidato que concorrer à vaga de cotista, de acordo com a Lei 6.914/14, será feita em data posterior à realização das provas por uma comissão designada para tal, de acordo com o cronograma do concurso.

 

IV – PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos será feita em três etapas obrigatórias e eliminatórias

1) Prova de matemática com duração máxima de 2(duas) horas. O exame de matemática consistirá de questões com conteúdo de nível fundamental e noções de função. A prova não será com consulta em hipótese alguma.

2) Análise da documentação, do curriculum vitae e da carta de apresentação, onde será observado o perfil acadêmico do candidato (caráter eliminatório);

 

V – CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

a) Será considerado aprovado na prova de matemática o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

b) será considerado aprovado na análise da documentação, do curriculum vitae e da carta de apresentação, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

c) dos resultados das etapas a e b, será extraída uma média final obtida pelo candidato;
d) a média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;

e) a classificação final dos candidatos será divulgada em ordem alfabética;

f) no caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios respeitando a ordem abaixo:

- maior nota obtida na prova;
- maior nota obtida na análise da documentação, do curriculum vitae e da carta de apresentação;
- maior idade de acordo com o Art.27 da Lei 10.741/2003.

 

VI – MATRÍCULA

- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites de vagas estabelecidas pelo Curso.

- No ato da matrícula, para fins de conferência junto à Coordenação do Curso, o candidato deverá apresentar os originais dos seguintes documentos: diploma de graduação; histórico escolar completo; CPF e identidade.

- A matrícula dos candidatos selecionados para o Curso de Especialização em Aprendizagem em Matemática será realizada de 15 a 29 de janeiro de 2018, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h, na Secretaria da Especialização. A não efetivação da matrícula implica em desistência automática do candidato classificado.

- A taxa de matrícula será no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e deverá ser paga através de boleto bancário a ser emitido no período de matrícula.

- No ato da matrícula o candidato deverá apresentar o comprovante de pagamento da taxa de matrícula.

- Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

 

 

VII – CALENDÁRIO

 

a) Inscrições

Data: 9 de outubro a 7 de novembro de 2017
Horário: de segunda a sexta, das 15h às 18h.
Local:https://www.cepuerj.uerj.br/cursos2.php?tipo=cursos&curso=E04500&ano=2018 ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem em Matemática – Sala 6003 – B

 

b) Divulgação do Resultado dos Documentos Obrigatórios para a Inscrição

Data: 9 de novembro de 2017
Horário: após as 15h.
Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

c) Prova

Data: 10 de novembro de 2017
Horário: 18 às 20 horas.
Local: Secretaria da Especialização em Aprendizagem em Matemática – Sala 6003 – B

 

d) Divulgação do Resultado da Prova

Data: 14 de novembro de 2017
Horário: a partir das 16h
Local: no site: www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

e) Solicitação de Recurso do Resultado da Prova

Data: 16 e 17 de novembro de 2017

Horário: 14 às 17 horas

Local: Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

f) Divulgação do Recurso do Resultado da Prova após Solicitação de recurso

Data: 21 de novembro de 2017

Horário: após as 15 horas.

Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

g) Divulgação do Resultado da Análise da Documentação Comprobatória dos Candidatos Cotistas

Data: 23 de novembro de 2017

Horário: após as 15 horas.

Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

h) Solicitação de Recurso do Resultado da Análise da Documentação Comprobatória dos Candidatos Cotistas

Data: 29 novembro a 1º de dezembro de 2017.

Horário: 15 às 17 horas

Local: Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

i) Divulgação do Resultado do Recurso da Análise da Documentação Comprobatória dos Candidatos Cotistas

Data: 4 de dezembro 2017

Horário: após as 15 horas.

Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

j) Divulgação do Resultado Final

Data: 6 de dezembro de 2017

Horário: após as 15h

Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br  ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

k) Solicitação Recurso do Resultado Final

Data: 7 e 8 de dezembro 2017

Horário: 15h às 18h

Local: Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

l) Divulgação do Exame da Solicitação Recurso do Resultado Final

Data: 13 de dezembro 2017

Horário: a partir das 16 horas

Local: no site www.especializacaomat.ime.uerj.br ou na Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

f) Matrícula

Data: 15 a 29 de janeiro de 2018

Horário: 15h às 18h
Local: Secretaria da Especialização em Aprendizagem  em Matemática – Sala 6003 – B

 

g) Período de realização do Curso

Data: março (segunda quinzena) a dezembro de 2018
Horário: 13h às 18h (segundas e quartas-feiras)
Local: Sala 6105-F e LABIME.

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS

a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.
b) As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.
c) O exame de seleção só terá validade para o Curso que será iniciado em 2017.
d) Duração do curso: para sua integralização, o aluno deverá cumprir carga horária total de 360 horas/aula correspondentes a 24 (vinte e quatro) créditos e apresentar a monografia ou trabalho de final de curso, num prazo máximo de quatro semestres letivos.
e) Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso, não cabendo recursos das suas decisões.
f) O curso tem uma anuidade no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), dividida em 2 parcelas no valor de R$ 100,00 (cem reais) cada, pagas no início de cada semestre letivo.
g) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada na Secretaria da Especialização por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

Endereço para correspondência e informações

Secretaria do Curso de Especialização em Aprendizagem em Matemática – IME/UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão Reitor João Lyra Filho – Sala 6003 B
Maracanã – RJ – CEP 20.550 013
Tel: (021) 2334 0593
e-mail: especializacaomat@ime.uerj.br

Site: http://especialmat.ime.uerj.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Back to Top
Descargar musica